Luiz Baltar

Luiz Baltar é carioca, formado em Gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ, em fotografia pela Escola de Fotógrafos Populares e pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes. Foi o vencedor do Prêmio Brasil Fotografia 2015, recebeu o Prêmio FotoRio – Leitura de Portfólio 2015 e o XIV Prêmio Fundação Conrado Wessel 2016. Participou de exposições no Brasil e no exterior. Incorpora as coleções do Museu de Arte Moderna/RJ, Museu de Arte do Rio (MAR), Espaço Cultural Porto Seguro, Coleção Joaquim Paiva e Maison Européenne de la Photographie.

A Cidade somos nós a fazê-la

“A cidade é: […] a mais consistente e, no geral, a mais bem-sucedida tentativa do homem de refazer o mundo onde vive de acordo com o desejo de seu coração. Porém, se a cidade é o mundo que o homem criou, então é nesse mundo que, de agora em diante, ele está condenado a viver. Assim, indiretamente, e sem nenhuma ideia clara da natureza de sua tarefa, ao fazer a cidade, o homem refez a si mesmo.” Robert Park

As periferias são territórios pouco explorados pelos fotógrafos como lugares de construção da memória da cidade. Através da apresentação de ensaios e documentações fotográficas feitas por fotógrafos populares mostraremos como é possível construir uma cidade mais democrática, visualmente, estabelecendo diálogos entre fotografia, movimentos sociais e direitos humanos. Além disso falaremos das experiências com a Escola de Fotógrafos Populares, Agência Imagens do Povo, Coletivo Favela em Foco e Folia de Imagens.

Queremos transformar o Workshop em um enorme bate-papo onde cada um dos participantes traga seus trabalhos, ensaios e vivências.

PROGRAMA

A fotografia humanista de João Roberto Ripper

Movimento das agências independentes no Brasil – F4, Ágil, Agência VIX | Agência Porã, Imagens da Terra e Imagens do Povo. Estas que se preocuparam com o registro de comunidades populares pelo país.

Discutir o modo como a grande imprensa se apropria da imagem fotográfica para impor e reforçar seus valores e (pré)conceitos.

Relatos de experiência como ex integrante da Agência Imagens do Povo.

Apresentação de trabalhos de fotógrafos populares.

Apresentação de Trabalhos autorais em desenvolvimento

Fluxos, Contrafluxos e Favelicidade

Saída fotográfica

Apresentação das fotografias produzidas e/ou leitura de portfólios num clima de troca de experiências e sentimentos.

09:30
ÀS
12:30

A cidade somos nós a fazê-la

Luiz Baltar

porto iracema

14:00
ÀS
18:00

A cidade somos nós a fazê-la

Luiz Baltar

porto iracema