MOSTRA CEARENSE E CATÁLOGO

Nos últimos sete anos, o “Encontros de Agosto” promoveu trocas de experiência e discussões em torno da fotografia. O Festival “Verbo VER” dá continuidade ao que foi conquistado e convida para uma Convocatória de fotógrafos cearenses com o tema “Por que fotografar?” que selecionará trabalhos para Mostra e Catálogo.

Cada participante poderá enviar até 2 propostas de ensaios, com no mínimo 5 e no máximo 15 fotografias (cada ensaio com 2000px no lado maior com 100dpi).

Renomear arquivos “MostraCearense_” o nome do ensaio e numeração. (ex: MostraCearense_alegria_01).
Apenas um ensaio poderá ser selecionado e será apresentado em projeção pública e integrará o catálogo dessa edição do Verbo Ver Festival. O resultado será divulgado na redes sociais e enviados por email.

“Fotografar é transcender, ir além do que já sabíamos, além do simples e óbvio”
É sempre bom lembrar Thompson e seu livro Why Photography Matters. Para ele a fotografia é uma maneira de conhecer o mundo que transcende nossa subjetividade e, como forma artística, uma poderosa combinação de compressão instruída e descoberta casual, onde os melhores fotógrafos são aqueles que, com o tempo, se envolvem em uma interação dialética entre sua crescente habilidade e aquele pedaço do mundo que estão a ver.
O “Festival Verbo Ver” convida à reflexão para que possamos entender melhor esses processos narrativos e aprofundar o conhecimento sobre fotografia contemporânea, já que ela vem se apresentando cada vez mais como uma arte sequencial, com ligações criadas entre imagens e não só no conteúdo interno de cada uma delas. O que propomos é um contato sensível com pedaços de vida e tempos tomados do mundo – um convite a uma jornada criativa sobre os modos de ver. Silas de Paula

Lembrar de renomear os arquivos antes de enviar a ficha de inscrição!
IMPORTANTE: Se você não tiver conta no gmail para fazer o upload das foto,
preencha a ficha e envie sem as imagens, depois envie os arquivos anexados individualmente,
renomeados (ex: MostraCearense_alegria_01), do tamanho adequado com o texto sobre o ensaio para o e-mail festivalverbover@gmail.com.

Selecionados

Bárbara de Moura Braga

Beto Skeff

Chico Gomes

David Einstein Araújo Rabêlo

Deivyson Fernandes

Delfina Rocha

Demétrio Jereissati

Fernando Luís Maia da Cunha

Galba Nogueira

Henrique Torres

Ianara Rodrigues de Alencar

Jamille Jacinto Queiroz

Junior Pimenta

Leo Henriques

Ney Onofre

Osmar Gonçalves

Rafael Vlarouca

Ricardo Arruda

Sergio Carvalho

Fernando Jorge da Cunha Silva

Marília Oliveira

Matheus Dias

Regis Luiz Câmara Amora

Tarcísio de Almeida Coelho Filho

Valdir Machado Neto